Como DEUS se revela aos homens?


REVELAÇÃO GERAL E ESPECIAL
Revelação significa “desvendamento”. É o ato ou o processo de DEUS tornar conhecido ao homem algo que de outra forma permaneceria desconhecido. Para os cristãos revelação divina é a primeira, última e única fonte da tarefa teológica; sem essa base sólida, toda discussão teológica torna-se vazia e fútil.
A Bíblia toma a posição que DEUS deve primeiramente desvendar-se aos homens antes que estes possam conhece-Lo. E estes meios de revelação costumam ser classificados em duas categorias: revelação geral e revelação especial.

REVELAÇÃO GERAL (Natural): é a revelação da existência de DEUS por meio da natureza. “Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Salmo 19:1). A revelação geral é o meio da qual as pessoas tem um conhecimento intuitivo da existência de DEUS. É um conhecimento natural de DEUS que confronta a humanidade por toda a parte.
A ideia de DEUS acompanha toda a humanidade, tanto os povos mais primitivos como os mais desenvolvidos. Alguns biólogos nos chamam de Homo Religiosus devido a essa “ética interior” (consciência) inata em todo ser humano. Segundo o ateu Hélio Schwartsman “o ser humano vem de fábrica com uma serie de vieses cognitivos que praticamente imploram para que sejamos religiosos”.
No livro de Romanos 1:19-20 lemos “porquanto o que de DEUS se pode conhecer neles se manifesta, porque DEUS lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas criadas, para que eles fiquem inescusáveis”.
Issac Newtom (em Principia) declarou “este magnifico sistema do sol, planetas e cometas, poderia proceder somente do conselho e domínio de um Ser inteligente e poderoso”.
No verso 27 do capitulo 17 do livro de Atos vemos a afirmação que DEUS não esta longe de nós e ainda que tateando podemos acha-Lo.
A revelação geral é suficiente para alertar o homem quanto à sua necessidade de DEUS. Já que o conhecimento de DEUS se acha profundamente arraigado na humanidade.
Entretanto, devido ao pecado a humanidade trocou o conhecimento de DEUS por praticas perversas, “tendo conhecido DEUS, não o glorificaram como DEUS, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu (...) e mudaram a glória do DEUS incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis” (Romanos 1:21-23). Os pecadores se afastam de DEUS e se satisfazem com respostas tolas para as questões fundamentais da existência. A revelação geral, se rejeitada, traz justa condenação, se for aceita DEUS se encarregará de oferecer o esclarecimento necessário.


REVELAÇÃO ESPECIAL: é a revelação direta da parte de DEUS. Ela diz respeito à iluminação divina por meio da qual profetas e apóstolos conheceram a DEUS e às coisas de DEUS. A Bíblia é o registro escrito da revelação especial de DEUS para a humanidade. Esta revelação se refere ao material ou ao conteúdo através do qual DEUS é apresentado ao homem.
Do ponto de vista de seu conteúdo, a revelação é ao mesmo tempo indicativa e imperativa. A revelação chega ao homem não como uma informação sem qualquer obrigação, mas como uma regra mandatória de fé e de conduta.
A revelação especial tem dois pontos focais: 1º os propósitos de DEUS e 2º a pessoa de DEUS.
1º DEUS informa aos homens a respeito de si mesmo e o que fará, e o que requer que os homens façam. Foi assim com Noé, Abraão e Moisés, com a nação de Israel, com os profetas e por fim através de JESUS CRISTO o “Filho unigênito, que esta no seio do Pai, este o fez conhecer” (João 1:18).
2º DEUS quando envia Sua palavra aos homens ele também os confronta consigo mesmo. Quando um homem se defronta com a revelação de DEUS em Sua Palavra, DEUS está defrontando com aquele homem para tornar-se conhecido dele.
A revelação especial é a comunicação de verdades da parte de DEUS acerca de si mesmo. DEUS havia ordenado o relato bíblico. O centro focal da doutrina da revelação é a Bíblia, sendo ela a verdade revelada em forma escrita através da atividade divina da inspiração da mesma. 



Postagens mais visitadas deste blog

Missões? Por que e pra que?

Colômbia: Aprendizado, Serviço e Gratidão.

Festa Marcolina